Oferta formativa

Ciências Informáticas

  • Técnico de Informática

    Apresentação

    A Time To Train - Formação Profissional enquanto Entidade Formadora Externa do IEFP, vai abrir uma edição do curso de Técnico de Informática. O técnico(a) de informática de sistemas é um(a) profissional apto a efetuar de forma autónoma ou integrado numa equipa, a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos. Procede à instalação e administração de redes locais e empresariais, bem como à instalação e gestão de servidores locais ou em ambiente Web. Planeamento, gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando também a otimização do seu funcionamento. Desenvolve ainda capacidade para a criação e gestão de aplicações e páginas Web e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações. Todas as aprendizagens são reforçadas em contexto real de trabalho, no âmbito dos estágios realizados ao longo dos 3 anos do curso, permitindo assim a aproximação às necessidades do tecido empresarial. O Curso de Técnico de Informática de sistemas é também um curso que permite o prosseguimento de estudos superiores na área da Engenharia Informática entre outras.

Hotelaria e Restauração

  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

    Apresentação

    O/a Técnico/a de Cozinha-Pastelaria é o/a profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha e/ou pastelaria, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confeciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos,que se regem pelos seguintes princípios orientadores: - Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem uma habilitação de nível secundário ou equivalente, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional; - Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens; - Regime de alternância, entendido como a interação entre a formação teórica e a prática e os contextos em que as mesmas decorrem, sendo a formação prática, realizada nas entidades de apoio à alternância, distribuída de forma progressiva ao longo do curso.

Saúde

  • Técnico Auxiliar de Saúde

    3700.0 horas

    Formação financiada

    Apresentação

    A Time To Train - Formação Profissional enquanto Entidade Formadora Externa do IEFP, vai abrir uma edição do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde. O Técnico(a) Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde. Toda a equipa pedagógica trabalhará afincadamente na exponenciação das qualidades e potencialidades dos formandos e no desenvolvimento de novas competências, fundamentais para o exercicio desta profissão. Esta oportunidade de formação em regime de alternância, com estágio integrado ao longo dos 3 anos curriculares, centra-se na aquisição de conhecimentos e competências, atitudes e valores e através da realização de atividades de natureza predominantemente prática. Esta formação permitirá o desenvolvimento de uma carreira profissional como Técnico(a) Auxiliar de Saúde em: - Hospitais Públicos e Privados; - Clínicas Médicas e Consultórios; - Centros de Saúde; - Lares de Terceira Idade, Centros de Dia e Residências Geriátricas; - Unidades de Cuidados Continuados; - Centros de Acolhimento e Residência de Crianças; - Empresas de Serviço de Apoio Domiciliário; - Institutos de Estética, entre outros.